120x60-2

Área do Usuário

Temos 68 visitantes e Nenhum membro online

Música e Liturgia

“O canto e a música desempenham sua função de sinais de maneira tanto mais significativa por ‘estarem intimamente ligados à ação litúrgica’, segundo três critérios principais: a beleza expressiva da oração, a participação unânime da assembléia nos momentos previstos e o caráter solene da celebração. Participam assim da finalidade das palavras e das ações litúrgicas: a glória de Deus e a santificação dos fiéis” ( CIC- 1157).

Não pretendo fazer aqui um tratado de liturgia, apenas darei algumas dicas sobre a postura do ministério de música em animações litúrgicas, especialmente nas celebrações Eucarísticas.

Na celebração Eucarística, o presidente é o sacerdote; portanto, antes de toda e qualquer celebração, converse com o sacerdote e exponha o que o ministério preparou em unidade com a equipe de liturgia.

Sei de toda a complexidade e até das diferentes interpretações sobre a liturgia que alguns padres dão; em todo caso, vale a máxima: “Quem obedece não peca”. Portanto, consulte o padre e obedeça-lhe.

 

Se você tiver conhecimento o bastante e abertura com o sacerdote, pode defender dua opinião; o diálogo nos faz crescer. Mas converse em outro momento, não poucos minutos antes do início da celebração.

Na missa, a música deve contribuir ara o engrandecimento e a profundidade dos momentos litúrgicos; por isso, cada música precisa se encaixar com momento certo e acompanhar os tempos litúrgicos.

Missa não é Show!

Não chame a atenção do povo para si ou para seu grupo musical. Na missa, Jesus é o centro.

Não desvie a atenção das pessoas com “caras e bocas” durante a interpretação de uma música, nem na execução de um solo instrumental.

Não converse durante a celebração, escolha antecipadamente as músicas e seu respectivos tons. Se houver extrema necessidade de algum diálogo, faça-o da forma mais discreta possível. Nada mais desagradável do que um ministério se entreolhando com ar desesperado, de “qual a próxima música?” ou “qual o tom?”.

Não use, durante a missa, roupas com cores fortes ou estampadas, a não ser que você seja convocado de surpresa e não tenha condições de se trocar.

Não use, de jeito nenhum, roupas sem mangas, decotadas, transparentes ou bermudas durante a celebração Eucarística.

Escolha os cânticos de acordo com as leituras e tempo litúrgico. Não se pode cantar os Hits, a não ser que se encaixem com o tema da celebração.

Peça aos músicos que toquem de forma harmônica e com um volume que favoreça a oração. Já vi muitas vezes sacerdotes e ate bispos serem “martirizados” pelo alto volume dos instrumentos, inclusive da bateria, montados a menos de um metro de seus ouvidos, em palcos pequenos.

Não use a harmonia mais complicada que vocês sabe tocar. Nas celebrações, precisamos ajudar o povo a rezar as canções. Acordes muito dissonantes não são os mais indicados nessas ocasiões. Cuidado para não fazer das missas uma “Válvula de escape”para seu desejo de tocar no Free Jazz Festival ou no barzinho mais “out” de sua cidade.

Ensaie com o povo antes da missa. Ensine os cânticos novos e motive-os a rezar com eles.

Algumas fórmulas da missa, como o “Cordeiro de Deus”, não podem ser modificados. Estude liturgia! Em liturgia não dá para improvisar.

Não queira ser um ministro de música “garçom”, que apenas serve aos outros o banquete. Participe ativamente de cada momento da celebração, sente-se à mesa. Você também é um “feliz convidado para a ceia do Senhor”.

Se você é animador de música na liturgia, não multiplique as palavras. Não queira fazer uma homilia a cada música, nem queira roubar o papel do comentarista.

Luiz Carvalho - Com. Recado
Fonte:
cancaonova.com

Comentários  

 
#22 marcelino 25-03-2014 09:04
Bom Dia !! Paz e bem, faço parte de um ministerio de musica, acredito que sou criticado por causa dessas observações,poi s não aceito tocar de qualquer jeito , na missa, sem ensaio,sem postura etc,dai quando e dia de missas solenes se acham os icones ,o centro das atenções,como se estivessem em um shou ,essas orientações forão muito uteis pra mim,e as passarei adiante ,valeu um abraço a todos .
 
 
#21 NEY ROBSON 06-03-2014 14:56
muito bem observado, conheço muita gente que se sente o centro das atenções.
 
 
#20 Fabio L 14-02-2014 10:38
Olá! Eu fiz uma coletânea de hinos litúrgicos para ajudar muitas equipes de cantos. O link está abaixo, se puder ajudar a divulgar:
http://somemharmonia.blogspot.com/2014/02/cantai-ao-senhor-hinos-liturgicos.html
Novos arquivos são adicionados ao decorrer das semanas. Quem quiser contribuir, entre em contato comigo pelo blog. Obrigado! =)
 
 
#19 WILLIAN MATIAS 17-10-2013 15:19
Olá gostei muito do comentário "Missa não é show" presenciei várias vezes situações semelhantes em celebrações. O site tem me ajudado muito.

Parabéns.
 
 
#18 Michael Garcia 29-08-2013 06:36
Na medida de meu crescimento espiritual, percebi que a liturgia musical que eu estava empregando nao estava de acordo com a liturgia, utilizava muito de musicas shows que todo mundo gosta, mas nao era o certo, aprendi que devemos seguir a risca o que manda a liturgia diaria, procuremos nos cds que a cnbb disponibiliza e neles tambem tem as cifras aproveitem e se inspirem ...
 
 
#17 Marisa Mendes 24-08-2013 17:29
Nossa... Sou coordenadora do coral de jovens que canta no quarto domingo. O que foi dito foi muito bom para meu crescimento e de meu coral. Obrigada.
 
 
#16 maria jose borges 11-08-2013 17:45
gostei muito das suas explicações por favor se possível lembre aos ministérios de musicas que as partes fixas da missa não podemos colocar músicas que estão fazendo sucesso, porque simplesmente existe musicas apropriadas. Como acontece em muitas comunidades; creio que temos a obrigação de passar a forma correta de celebrar como verdadeiramente o Bom Deus merece se a Mãe igreja ensina é nosso deve cumprir um abraço e desculpa
 
 
#15 luiza nunes 16-04-2013 14:00
muito bom as dicas, gostaria e receder por favor musica para cada tem liturgico pois se torna um grande problema que muitos não asseitam as vezes os canticos ai ja viu e como eu faça para serecer instruções basicas de vc para passar ao meninos do grupo que faço parte juntos podemos aprender mais abraço luiza
 
 
#14 Guest 13-03-2013 13:55
Ok concordo e nao posso de forma alguma discordar de absolutamente tudo bem colocado e ensinado...sou musicista, vocalista, backing vocal de formaçao e Sirvo á Deu pela musica dentro de nossa Igreja a muito mais de 10 anos. Só preciso ressaltar ou opinar, se assim eu puder, que...nós musicos catolicos estamos cada dia mais pressionados a cantarmos musicas politicamente e liturgicamente ditas corretas. (acredito que sao) porem, precisamos estar atentos ás mudanças de mentalidade e jeito novo de fazer musica dentro de nossas missas...PRECIS AMOS POR FAVOR, de alguem que repagine as melodias, os cantores que gravam cds liturgicos mesmo porque estamos aqui na periferia do interiorzaoooo. ..de nosso Deus em outra realidade gente...nao temos quem cante por ex...em latim temos? temos grupo de coral de fato? nao temos...temos pessoas que se juntam para cantar em grupo...volunta riamente...e portanto, esta cada vez mais dificil de encontrar voluntarios leigos...para poderem prestar serviço de animaçao musical liturgica...ent ao tá na hora do povo la de cima que grava esses cds...de entenderem de uma vez que a forma como se canta em nossas missas...MUDOU! Sim, temos que respeitar o liturgico, a musica liturgica, o ORGÃO! massssss...tamb em precisamos chamar os mais novos: a cantarem diferente, como a RENOVAÇAO CATOLICA DE NOSSA IGREJA TANTO FAZ BEM...E COM TANTOS CANTOS LINDOS...Tb..PO LITICAMENTE CORRETOS...nos ajudam a escolher ...e por favor meu povo...vamos valorizar os MUSICOS MAIS NOVOS...QUE CHEGAM COM SUAS BATERAS...CONTR A BAIXOS...TECLAD O..VIOLÃO E TUDO MAIS...SENAO DAQUI A POUCO SABE O QUE IREMOS TER? NINGUEM PRA AJUDAR...PRONTO FALEI! obrigada pela atençao...
 
 
#13 Fernando Amaral 18-02-2013 12:42
Boa tarde meu nome é fernando Também toco em um pequeno grupo que esta a mais ou menos um ano em missão gostaria de receber musicas cifradas para que eu possa aumentar meu repertório.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar